EXPOSIÇÃO FÓRUM
Arte Descolonial
SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
09 a 30 de Setembro/2017
FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2006), com estágio no exterior (Lyon/França), como bolsista do Acordo CAPES/COFECUB entre a UFC e a Université Lumière Lyon2 (2004-2005). É professora adjunto do curso de Ciências Sociais e membro efetivo do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde 2007. É também professora no curso de Licenciatura em Artes Visuais (Modalidade à Distância), onde é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Foi orientadora científica no Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais, do Museu de Arte Contemporânea (MAC/CDMAC), de 2008 a 2011, com financiamento da FUNCAP. Seu estágio de pós-doutorado na Université Lille 1 (2012-2013) contou com financiamento CAPES. Foi Professora Visitante na Faculté d'Anthropologie, Sociologie et Science Politique (Université Lumière Lyon 2), no segundo semestre de 2015. Em 2016, passa a integrar a organização da rede de pesquisa luso-afro-brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes intitulada Todas as Artes / Todos os Nomes. Atualmente é Coordenadora do PPGS/UECE. Tem experiência na área de Sociologia da Arte. Trabalha principalmente com os seguintes temas: economia criativa, sociologia da arte e da cultura urbana.
Pós-doutorando Programa de Pós-Graduação em Artes na Universidade Federal do Ceará, onde coordena o Laboratório de Arte Contemporânea. Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim. Mestre em Sociologia e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Interesses de pesquisa: arte, gênero, sexualidade, performance, queer, teorias descoloniais e pós-coloniais.
Carolina Ruoso Graduou-se em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e neste período participou do Laboratório de Museologia do Museu do Ceará (LAMU). Cursou o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História do Norte e Nordeste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde desenvolveu a pesquisa que resultou no livro O Museu do Ceará e a linguagem Poética das coisas, (1971-1990) publicado pela Coleção Outras Histórias editado pelo Museu do Ceará em 2009. No ano de 2009 atuou como diretora da Galeria Antônio Bandeira. E Realizou doutorado em História da Arte na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com orientação do professor Dr. Dominique Poulot. Sua pesquisa Casa de Marimbondos. Nove tempos para nove atlas. História de um museu de arte brasileiro (1961 -2011) foi defendida em 2016.
Natália Maranhão é graduada em História na Universidade Estadual do Ceará e especialista em Gestão Cultural. Atuou como educadora em Museus, onde integrou o educativo do antigo Memorial e atual Museu da Cultura Cearense, participando dos projetos educativos de acessibilidade. Participou da produção do Projeto Comida em 2010. Foi produtora cultural, pesquisadora, coordenadora de Ação Educativa e atualmente é diretora do Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço.
Comissão Confirmada
Kadma Marques
Kaciano Gadelha
Carolina Ruoso
Natália Maranhão
Hebert Rolim
Artista/professor/pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutor em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Autor dos livros Arte Anfíbia: o Caso Otacílio de Azevedo (2009) e Salão de Abril: De casa para o Mundo (2010). Como artista plástico foi premiado nas edições de 2016, 2002, 2001, 2000, 1995 e 1994 do Salão de Abril, Fortaleza-Ce. Tem obras nos acervos do Governo do Estado do Paraná; Museu Victor Meirelles, Florianópolis-SC; MAC de Pernambuco, Recife-PE; MAC do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar; MAUC da Universidade Federal do Ceará; Pinacoteca da Academia Cearense de Letras, Fortaleza-Ce. Participou das edições de 1997 e 1994 do Salão Nacional MAM Bahia; em 1997 do Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo-SP; em 2000 dos Rumos Visuais, Itaú Cultural, São Paulo-SP; em 2002 da Bolsa Residência Faxinal das Artes, Curitiba-PR.